Dos 3,1 bilhões de reais previstos, apenas 738 milhões foram utilizados. Para especialista, burocracia e má vontade política contribuem para o quadro
Infelizmente a policia do Brasil principalmente de brasilia não esta fazendo o serviço que eles são bem pagos para fazer, infelizmente a sempre uma justificativa para a ineficácia no policiamento, a policia age “passivamente = ostensivamente” enquanto deveria esta agindo “ofensivamente = ativamente” esperando o crime acontecer para depois agir ao invés de agir antes que os crimes aconteçam, quando eles são questionados a respeito de crimes que acontecem ate mesmo nas proximidades dos postos policiais as respostas não justiçam e somam, milhões são gastados com salários, equipamentos, estruturas e etc. na segurança. Apesar de ser uma questão sensível que ninguém se atreve a questionar tendo medo de realmente denunciar a falta de prestação de contas, ou questionar e exigir prestação de contas dos comandos da policia expondo que a situação continua a mesma, os cidadãos tem que ser mais agressivo na exigência com a prestação de contas dos milhões talvez bilhões investidos em todos os gastos com a segurança da capital do país. Mais na frente entrarei nessa matéria por agora quero sugerir mudanças na maneira que os comércios, sindicato do comercio colabora na prevenção e guerra contra os crimes violentos com uso de armas. Infelizmente muitos aproveitam a falta de conhecimento dos brasileiros para capitalizar e cobrar absurdos para implementar um sistema simples que identifique uma emergência , varias medidas podem ajudar a diminuir ou frear de vez os números dos assaltos
1. Criar um conselho com orientação política e conhecedores das leis e direitos para representar os comércios diante dos órgãos governamentais.
2. Criar um programa de olho na vizinhança, onde adesivos são pregados em todos os comércios que eles estão de olho no crime.
3. Sugerir que comerciantes compre cofres que são parafusados no piso ou pesados suficiente para não ser carregados em caso de roubo. Manter valor mínimo em dinheiro para troco e também exibir adesivo indicando o valor Maximo guardado no caixa.
4. Um sistema barato e fácil de instalar em todos os comércios seria uma central com um sistema de telefonia que identifique o local e nome do comercio ligado a todos os comércios, usando uma linha exclusiva com um botão ativador iniciaria a chamada a essa centra , deixando a pessoa saber que uma emergência estaria em progresso e acionar a policia imediatamente. Esse sistema já e usado nos estados unidos há mais de 20 anos mesmo nas cidades menores.
5. Criação de um fundo para ofertar recompensas por denuncia que leve a prisão e condenação dos suspeitos.
6. Mais instrução segue nas próximas edições que estarei comentando aqui!
Uma dos fatores que vem causando deficiência e paralisando os esforços em combate ao crime são os mesmos que vem a séculos paralisando o Brasil inteiro dos avanços e mudanças necessárias para colocar o Brasil na colocação como primeiro mundo, a burocracia, corrupção, falta de participação popular nas decisões políticas, falta de interesses, participação e influencia de organizações influentes dentro da sociedade como os próprios departamentos de policias locais, associação OAB e outros órgãos que tem as condições e dinheiro necessário para instigar, estimular, promover e exigir prestação de contas das instituições governamentais, governo e legisladores, veja o exemplo de ineficiência na administração do recursos destinados a segurança publica no ano de 2012
Dos 3,1 bilhões de reais previstos, apenas 738 milhões foram utilizados. Para especialista, burocracia e má vontade política contribuem para o quadro
O poder da própria policia, da OAB e de outros segmentos organizados da sociedade poderia fazer uma diferença drástica, se eles começassem a exigir que o orçamento e recursos da segurança publica fossem repassados diretamente para as instituições ao qual esse orçamento foram destinados. A verdade e que se torna impossível fazer com que a eficiência que o uso de todos os recursos sejam cumpridos se este sistema burocrático e vulnerável a corrupção, desvio de verbas continue, licitações,influencia do tribunal de contas em todas as transações envolvendo dinheiro publico faz com que o poder de distribuição desses recursos e verbas se tornem mais vulneráveis a corrupção, desvio e o mais prejudicial ainda que nao sejam usados, são muitos poderes e decisões sob a responsabilidade de uma instituição que apenas e o mediador, o homem do meio nas transações e liberações de contratos, e verbas bilionárias. Um enorme desperdício dos recursos e verbas que ficam sentadas nos cofres públicos por causa da incompetência de um órgão em diligente e urgentemente fazer com que todo esses bilhões cheguem ao seu destino e sejam usados transparentemente para o fim que eles foram estabelecidos.
Com certeza aqueles que arriscam e colocam a suas vidas na linha de frente ao combate ao crime não estão recebendo o que eles merecem, no entanto os cidadãos brasileiros recebendo salários mínimos estão colocando suas vidas em risco e diretamente entre o fogo cruzado da criminalidade todos os dias que saem para trabalhar e voltam para casa, essa justificativa não justifica a paralisação, a omissão, o não fazer nada ou fazer menos que a sua obrigação exige.
Voltando ao assunto de segurança publica os cálculos apontam para um custo anual na faixa dos bilhões somente do distrito federal, salários, estruturas físicas, veículos, equipamentos tecnológicos, manutenção de estruturas e equipamentos etc. são apenas alguns custos relacionados com segurança publica, no entanto os custos maiores estão relacionados as casualidades e conseqüências que os crimes causam e custam a sociedade brasileira. Não e aceitável a justificativa que os recursos materiais e efetivos de pessoal não são suficientes, não e possível acreditar que a policia do distrito federal com um efetivo de mais de quinze Mill homens somente da policia uniformizada “PM” armados e bem equipados não e suficiente para responder aos crimes documentados através do 190 em menos de 15 minutos de sua ocorrência.
Existe uma deficiência gigantesca na eficiência da administração de todos os recursos disponíveis aos órgãos de segurança, e necessário fazer mudanças drásticas na maneira que a policia e organizada e dividida, cada cidade administrativa precisa ter sua própria policia, mesmo que seja da PM, os carros, os policiais precisam ser distintamente identificados de acordo com a localização geográfica em que seu serviço esta sendo prestado,carros e viaturas da segurança publica não pode ligar as luzes vermelha e sinais de emergência se não realmente estiver acontecendo uma emergência, e preciso manter uma quantidade de viaturas em patrulhamento em uma determinada área geográfica pré destina e permanecer naquela área ate um chamado de emergência em andamento ou determinação de um supervisor, não se pode esperar que os crimes aconteçam para depois responder, e preciso agir antes que os crimes aconteçam, centenas, talvez milhares de pessoas com histórico criminal anda livremente pelos centro e arredores da cidade sem ao menos serem identificados, catalogados, fotografados e registrados em um banco de dados para possíveis futuros reconhecimentos e resolução de crimes, e o pior e que tudo isso acontece em um país que tem um sistema de identificação nacional a décadas ou talvez centenas de anos.
Há uma necessidade urgente de mudar as hierarquias das instituições de segurança publica para maior imputabilidade e responsabilidade civil e criminal resultadas de negligencia e omissão.
Cada cidade administrativa deveria ter seu próprio mais alto comando que responde direto para o governador, com isso maior efetividade e prestação de contas seria entregue a população e ao estado.
As cidades administrativas deveriam ser dividas em distritos geográficos debaixo da responsabilidade de um comando com direto acesso aos serviços e parceria para resolução e processamento judiciais de crimes com advocacia do estado ou do distrito.
E inaceitável que em um pais democrático e tão gigante geograficamente e em historia como e o Brasil assuntos de interesse da população, de importância vital a vida e a sobrevivência que o cidadão brasileiro ainda continue na sombra das decisões, e preciso colocar nas urnas, criar plebiscitos para que a população tenha maior participação, o ministério da justiça, a secretaria de segurança precisa se abrir as possibilidades de mudanças na administração da segurança publica, não se pode começar experiências com equipamentos e táticas policiais que ainda não se conhece o resultado e sendo patrocinado com dinheiro publico, enquanto que já existe La fora em outros países, novas tecnologias, treinamentos táticos que já foram testados e aprovados pelos aplicadores das leis.
Uma comissão para importar tecnologias, táticas, treinamentos e equipamentos de segurança do país precisa ser formada, existe um industria bilionária de segurança publica prontamente disponível para auxiliar a secretaria de segurança e ministério da justiça brasileira em atualizar o sistema de segurança brasileiro em uma nova era no combate ao crime. Existe um caos na segurança publica e o ministério da justiça e a secretaria de segurança precisam agir urgentemente, bilhões precisam ser investidos em construções de prisões e cadeias publicas, equipamentos, treinamento tático e operacional de pessoal da segurança publica. Maior responsabilidade, imputabilidade e prestação de contas precisam ser exigidos daqueles que recebem um dos melhores salários da segurança publica no país. Não justifica o cidadão continuar refém, vitimas e patrocinador da segurança publica com seus impostos e não receber os serviços em retorno pelos quais todos estão pagando de alguma maneira.
https://www.facebook.com/BrasilUsaOnLine
Nenhum comentário:
Postar um comentário